Leitura do mês de
janeiro de 2012

Despertem para a vida

Quem tem a felicidade de comparecer às casas racionalistas cristãs deve ouvir e assimilar os ensinamentos explanados nas reuniões públicas de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual. Nas doutrinações do Astral Superior, cumprimos o dever de transmitir aos assistentes os princípios do Racionalismo Cristão. Não perdemos tempo; aproveitamos a oportunidade para esclarecer, desejando que sejam felizes com os conhecimentos alcançados e o bom uso deles. Dentro do que nos é facultado orientar, tudo fazemos para que se conheçam como Princípio Inteligente e Matéria.

O espírito é uma parcela da Inteligência Universal, já tem livre-arbítrio. Dessa faculdade espiritual os seres podem fazer o uso que lhes convier. Por isso, sempre aconselhamos que não se desviem do caminho do dever. Para atingirem a perfeição possível neste planeta, devem superar as próprias limitações. O êxito será alcançado com os conhecimentos que forem adquirindo sobre a vida espiritual.

Ensinamos que tudo na vida tem sua explicação, que está na vontade de cada um ser feliz ou infeliz. A infelicidade campeia por falta de princípios morais. Felicidade completa não existe; cada qual deve alcançar a felicidade possível através da luta consigo próprio. Ninguém deve errar em sã consciência. Alertamos sempre para que os erros sejam evitados e desapareçam os males provocados pela falta de coragem para reprimir maus hábitos, pela fraqueza espiritual adquirida por indolência.

Tudo isso e muito mais pode ser encontrado no livro intitulado Racionalismo Cristão, pleno de ensinamentos espiritualistas, e na obra denominada A vida fora da matéria, que retrata em gravuras fenômenos decorrentes da ação do pensamento. Lendo-os com atenção e raciocínio claro, terão respostas para suas perguntas.

O Racionalismo Cristão segue sua marcha, cumprindo o dever de mostrar a realidade da vida espiritual. São felizes os que põem em prática os belos ensinamentos doutrinários. Portanto, despertem para a vida, estudem para esclarecer-se.

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão



Sigam em frente

Neste exato momento comemoramos os 55 anos de inau­guração da nova sede mundial do Racionalismo Cristão, mais conhecida como Casa-Chefe. Aos militantes mais antigos parece que foi ontem, não é mesmo? Vejam como o tempo passa e é amigo daqueles que cumprem com valor e coragem seus deveres espirituais.

O Racionalismo Cristão já está perto de completar 102 anos de muita luta, muito trabalho espiritual. Todas as casas racionalistas cristãs são verdadeiros polos de atração para os espíritos do Astral Superior. Seus militantes esclarecidos, com muita força, coragem, determinação e des­prendimento, elevam os pensamentos e atraem as vibrações das Forças Superiores.

Amigos, a humanidade, cada dia que passa, necessita, e muito, das nossas vibrações espirituais. Não podemos va­cilar. Temos, cada vez mais, de nos unir em pensamentos, não importa a distância física das casas racionalistas cristãs. Todas estão interligadas e trabalham para a grande causa da humanidade: o escla­recimento das parcelas da Força Criadora.

Por mais difícil que pareça ser, tornar-se um autêntico racio­nalista cristão, valem a pena, meus amigos, valem a pena os sacrifícios, as renúncias, pois o Astral Superior sempre irradia, sempre e sempre, os militantes.

Trabalhar para a grande causa da humanidade realmente não é fácil. Os ataques de espíritos obsessores são vários, as artimanhas, as armadilhas, sutis. Muitas vezes, utilizam pessoas incautas, que não se conhecem a si mesmas. Até mesmo familiares são usados por esses espíritos sofredores para atacar o militante do Racionalismo Cristão. Mas tudo passa: os sofrimentos, as preocupações, as desilusões, as pedras no caminho. Elevem bem alto os pensamentos, pois estão apenas de passagem neste mundo, lapidando seus espíritos. Com o esclarecimento que adquirem em nossas Casas ajudem seus irmãos em essência a se esclarecerem também.

Sempre ensinamos que o caminho de uma parcela da Força Criadora é o caminho de todas. Todos nós, espíritos do Astral Superior e espíritos encarnados, estamos seguindo numa mesma direção. As histórias podem ser diferentes, mas o objetivo é um só. E desse objetivo ne­nhuma parcela pode fugir. A grande verdade está dentro de cada uma, porque a partida é sempre de dentro para fora e nunca ao contrário. Quando descobrem a si mesmas, sentem seus irmãos em essência como extensão de si próprias. Sentem que não podem existir e viver sem eles, mesmo com todas as dificuldades e os sofrimentos que muitas vezes lhes causam. Tudo é passageiro, repetimos. Todo sofrimento e toda ilusão deste mundo são passageiros.

Os esclarecidos espiritualmente têm o dever para consigo mesmos, com as Forças Superiores e com seus irmãos em essência de seguir em frente, pois são polos de atração do Astral Superior. E onde estiverem, nossas vibrações superiores estarão irradiando e fazendo o bem. Temer espíritos do astral inferior, repudiá-los, não, meus amigos. Eles também são parcelas da Força Criadora, são irmãos em essência. O que têm de fazer é elevar os pensamentos e nunca servir de instrumentos dóceis desses espíritos. Sem polo de atração vibracional eles não podem permanecer na atmosfera fluídica da Terra. Quando cada espírito encarnado aprender que, cuidando de si mesmo, estará ajudando seus irmãos em essência a seguirem em frente e fazerem o mesmo, a humanidade será outra.

Meus amigos, sigam em frente, pois a maior beleza espiritual acontece todos os dias dentro de cada ser que cumpre com valor e coragem seus deveres. Todos os militantes das casas racionalistas cristãs sigam em frente, sejam verdadeiros instrumentos encarnados das Forças Superiores. Como dissemos no início, o tempo passa, parece que foi ontem que inauguramos este edifício. O tempo passa, sim, e é amigo dos cumpridores dos deveres espirituais e materiais. Deixo a todos meu amor espiritual.

Doutrinação dada na reunião pública de 21 de outubro de 2011 que antecedeu a reunião cívico-espiritualista em comemoração aos 55 anos da inauguração da Casa-Chefe.

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

 

De "leitura do mês" para a página desta seção

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved