Leitura do mês de
abril de 2005

Afirma-se que Jesus disse aos homens do seu tempo que se amassem uns aos outros. Os anos decorreram, os séculos passaram e, embora a humanidade repita essa frase, não faz uso dela. Está mais acostumada a matar os semelhantes do que a amá-los, do que a lhes querer bem.

Os fatos comprovam, a situação do mundo aí está demonstrando o que dizemos. Infelizmente, assim é. Os seres humanos com facilidade torturam, matam, sofrem e fazem sofrer. Na verdade se mostram pouco espiritualizados, pois quando irradiam o mal se tornam joguetes do astral inferior.

Quando chegarem à conclusão de que é através da luta pela vida, do sofrimento, de que é pelo esclarecimento que os espíritos se depuram, então sim, as criaturas irão amar-se mais. O Racionalismo Cristão ensina, esclarece, para que se elevem em sentimentos, para que se desculpem, se compreendam, avançando um pouco mais espiritualmente, para viverem melhor. Geralmente é o sofrimento que traz as pessoas ao Racionalismo Cristão. E, fiquem certos, a Doutrina irá ajudá-las a ultrapassarem os momentos difíceis da vida. Com o correr do tempo, irão compreendendo que precisam modificar-se em usos e costumes, que o pensamento deve estar voltado para coisas sérias, e não para o materialismo dissolvente e negativo.

É necessário que os seres se elevem, se transformem, que queiram acertar para evoluir. Os tempos passaram, os anos correram, doutrinas e religiões se formaram, mas, saibam, nenhuma delas ainda satisfaz os seres humanos, que vivem à procura de algo mais, algo que os conduza a uma vida melhor. Muitos, felizmente, já encontraram o caminho, já avançaram um pouco mais e chegaram às Casas Racionalistas Cristãs. Entre esses estão os que nos escutam. São poucos realmente, mas esses poucos podem se transformar em muitos no futuro, transmitindo a seus filhos, a seus netos e familiares estas idéias positivas, estas idéias esclarecedoras.

Muitas pessoas sonham demais, pensam que a vida é uma só, quando assim não acontece. O progresso se dá pelos tempos afora. O espírito, após uma encarnação, volta ao seu mundo e aqui retorna inúmeras vezes. Espíritos que já passaram por esta Doutrina voltarão à Terra, porque ainda precisam completar sua jornada evolutiva em mundo material.

Então, façam alguma coisa por si. Comecem já, para amanhã se tornarem seres humanos espiritualizados. Os que deixam de lado as misérias do mundo sentem repugnância sempre que têm uma arma na mão, nem que seja para examiná-la. Mais tarde, irão transmitir lições a seus filhos e a seus netos, para que não peguem em armas, não queiram andar armados, para que só usem a arma do pensamento, a arma da honradez e do valor. As outras armas, as que foram feitas para exterminar, são sempre prejudiciais, porque podem ser usadas em momentos de indecisão, de fraqueza, de avassalamento.

É preciso que os espíritos se encontrem, para haver um bem-querer maior, para que a amizade cresça entre as pessoas e situações desagradáveis nunca se avolumem. Os homens têm condições de se entenderem com os semelhantes pela compreensão mútua, pela palavra bem escrita e falada, para que se façam ouvir. É preciso que pensem, raciocinem, para só depois agirem.

Só depois de muito se espiritualizarem as criaturas poderão repetir as palavras de Jesus:- Amai-vos uns aos outros. Infelizmente, enquanto isso não suceder, os seres humanos estarão sempre em desassossego, estarão sempre de prevenção contra o próximo.

Estudem, para compreenderem a Doutrina na sua essência, sem misticismos. Nós não admitimos o misticismo, a adoração. Queremos os homens livres, senhores de si, de suas idéias, do seu comportamento, do seu valor.

Luiz de Mattos


- o -

O Racionalismo Cristão é fonte inesgotável de luz espiritual. Essa fonte está à disposição de todos que queiram servir-se dela para fazer mais rápido tudo que for preciso realizar no mundo físico, sem sofrimentos desnecessários, para apressar a sua evolução. Mas o esclarecimento proporcionado pela fonte de luz espiritual é dado a cada criatura segundo seu esforço, sua dedicação e sua vontade de progredir.

Assim sendo, aqueles que vêm às nossas Casas há mais tempo encontram-se em condições superiores aos que estão chegando, porque ouvem com freqüência a Verdade sobre a vida espiritual, a Verdade que sacode, que alerta, para não perderem tempo com falsas promessas.

O mundo Terra está cheio de injustiças, que as criaturas teimam em praticar por falta de conhecimento da lei de causa e efeito, pois tudo que se faz tem um retorno. Esse retorno vem - mais hoje, mais amanhã.

Aqueles que comparecem assiduamente às nossas Casas preparam-se para um futuro melhor, não praticam iniqüidades, não têm comportamentos desabonadores que vão fazer o espírito envergonhar-se em seu mundo mais tarde. Porque todas as injustiças que o ser humano pratica irá verificar com clareza em seu mundo espiritual, e se envergonhará do que fez de errado.

No Racionalismo Cristão, procuramos advertir, falando claramente aos que nos ouvem, para que despertem para a vida espiritual e se esclareçam, para viverem melhor.

Por isso, sempre dizemos aos que nos procuram: o passado deve ficar para trás, o que importa é o presente e o futuro. Assim devem pensar os que vierem beber desta fonte espiritual que é o Racionalismo Cristão. Que haja empenho no estudo, tenacidade e disciplina em seu comportamento, de acordo com os Princípios que explanamos.

Vindo com freqüência às nossas Casas, a tendência da criatura é revigorar o seu espírito, tornar-se cada vez mais forte e saber refugar tudo que pode prejudicar a evolução.

Meus amigos, aprendam a andar neste mundo, porque o Racionalismo Cristão ensina a caminharem passo a passo, com a certeza de que a jornada a percorrer é longa. Mas será eficaz, se forem observados os Princípios espiritualistas, de que não se faz segredo. São divulgados em nossas obras, nas explanações e nas doutrinações, para todos que desejam aprender. E quem não quer ser um atrasado na vida procura se adiantar, esclarecendo-se, espiritualizando-se.
Com estes conselhos amigos, desejo a todos paz e progresso espiritual.

Antonio Cottas

 

De "leitura de abril" para a página desta seção

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved