Atitudes

Eliane Ramos

Na vida, precisamos tomar atitudes o tempo todo!

A atitude está ligada à maneira de portar-se, de agir ou de reagir, em função de uma disposição interna e de uma situação específica ou genérica. A atitude também está ligada ao modo de ser ou pensar em relação a algo ou alguém. Não é fácil tomar atitudes, às vezes ela acaba por magoar as pessoas, por isso precisam ser tomadas com cautela.

A atitude é o que faz a diferença entre um ser esclarecido e um não esclarecido, pois, o esclarecido espiritualmente escolhe um lado e toma uma atitude, uma decisão mesmo que saia perdendo algo com isso.

Não fica em cima do muro sem decidir por um lado, muito menos joga nas duas pontas, como fazem as pessoas pouco confiáveis que muitas vezes, sem atitude, sem coragem para tomar uma decisão, ficam à mercê do que os outros querem que elas sejam e façam tornando-se marionetes humanas e pessoas não confiáveis.

A vida é cheia de momentos decisivos; a cada instante precisamos decidir por alguma coisa, precisamos fazer escolhas, muitas vezes difíceis, porém necessárias, precisamos tomar atitudes!

A atitude é a capacidade de decidir com firmeza; DETERMINAÇÃO e CORAGEM são o caminho certo a seguir.

Quantas pessoas são prisioneiras do comodismo, fazem questão de preservar sua comodidade e evitam assumir compromissos e tarefas, enfrentar dificuldades e desafios.

Muitas se tornam prisioneiras de vícios, de maus hábitos e imperfeições e de más companhias, tudo por não tomarem a atitude capaz de provocar profundas transformações em suas vidas. Em vez de assumirem uma situação que só lhes proporcionará benefícios, preferem continuar prisioneiras da fraqueza de ânimo, da pusilanimidade, do medo, da timidez, do acanhamento.

Toda atitude deve ser bem pensada, refletida cuidadosamente; não pode ser improvisada, pois cada atitude movimenta e alimenta as energias boas ou negativas com as quais estão ligadas. Uma boa atitude precisa ser tomada sob a luz da calma e da reflexão.

A atitude precisa estar lado a lado com os atributos da VONTADE e do DOMÍNIO PRÓPRIO, pois "a vontade é a mais poderosa alavanca de que dispõe o ser para chegar ao triunfo, não existindo dificuldades ou obstáculos – dentro, naturalmente, das limitações humanas – que não seja capaz de superar". (RACIONALISMO CRISTÃO, 44ª ed., p. 45).

E "o domínio próprio assegura ao ser humano o controle íntimo, evitando atos impulsivos e atitudes impensadas que o possam levar a cometer desatinos, muitoS dos quais irreparáveis, de que se vem a arrepender mais tarde como acontece na maioria das vezes". (Obra citada, p. 46).

A atitude tomada devidamente é digna de um ser superior, evoluído espiritualmente!

(A autora é militante da Filial Petrópolis do RC)

Maio 2012

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo