Educar crianças

Continuo lendo o livro básico do Racionalismo Cristão e estou cada dia mais impressionada com essa doutrina. Agora sim, consigo compreender várias questões que antes eram lacunas na minha mente. No entanto, tenho uma série de perguntas para fazer mas vou aguardar o final do livro, pois várias vezes as perguntas são respondidas nos capítulos seguintes, o que as torna desnecessárias. No momento, fico com uma curiosidade emergencial, visto que tenho uma filha de sete anos, como já mencionei anteriormente, e gostaria de introduzi-la nesse conhecimento. Existe literatura infantil do Racionalismo? Ou algo parecido com o "catecismo" da igreja católica? Como posso abordar esse assunto com ela?


É sempre um prazer receber seus e-mails. Estamos totalmente de acordo com você em sua apreciação da Doutrina racionalista cristã. Quanto mais a estudamos, mais os nossos horizontes se alargam, num movimento infindável.

A sua filha está numa bela idade. Por aceitar praticamente tudo o que se lhe diz, há uma grande responsabilidade da parte dos pais e dos educadores. Os conhecimentos racionalistas cristãos podem ser explicados por você de maneira bastante simples, mas verdadeira, naturalmente numa linguagem a ela acessível (desculpe-nos se estamos falando o óbvio). Mas gostaríamos de enfatizar que o mais importante, o que cala mais fundo, são os exemplos que os pais dão e que ela presencia no lar. O comportamento dos pais é o padrão que, consciente ou inconscientemente, ela vai usar para aferir o que lhe estão ensinando e para orientar os seus passos e atitudes futuros. Há pais que recomendam uma coisa e fazem outra. Por exemplo, dizem "Não fume minha filha, porque faz mal à saúde", e eles mesmos fumam!

Quanto a obras, talvez você queira ler o livro A chave da sabedoria, de Fernando Faria, publicado pelo Racionalismo Cristão. Foi escrito para crianças de 10 a 16 anos, mais ou menos. Outra sugestão, que não exclui a anterior, é aguardar o lançamento, num dos novos sites do Racionalismo Cristão, na Internet, de um gibizinho com muitas ilustrações. Esse gibi (já saíram três números) é produzido por Ivanise Monfredini e Irasson Cordeiro Lopes, da Filial de Itaquaquecetuba (SP), e o lançamento na Internet não deve demorar. 

De "Educar Crianças" para a página "Família"

De "Educar Crianças" para a página "Perguntas-Respostas"

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved