Cura de obsedados

Luiz de Mattos

Criaturas há que causam lástima pela maneira indecorosa de se conduzirem na vida, por se prestarem a papéis ridículos, servindo de instrumentos dóceis a espíritos inferiores que delas se aproximam, atraídas pelos pensamentos afins. Uma criatura que possui educação e boa formação moral conduz-se sempre de maneira a nunca chegar ao avassalamento e de nunca se entregar à vontade dos obsessores que viciam aquelas criaturas desordenadas.

Nas Sessões de Limpeza Psíquica, efetuam-se as desobsessões das criaturas, mas o avassalamento produz vícios que ficam arraigados no espírito de tal forma que é preciso saber controlá-lo, fazê-lo despertar de modo a mostrar-lhe o papel ridículo que representa, para que sinta vergonha, reaja e procure ter atitudes de maior compostura.

O Racionalismo Cristão não alimenta doenças nem lastima ninguém; esclarece e sacode os espíritos pela Verdade, para que reajam e tenham controle sobre si mesmos.

Os avassalamentos são sempre passageiros, quando o espírito é bem educado e sabe reagir. Mas quando o espírito se entrega prazenteiramente aos obsessores, quando está acostumado a fazer papéis tristes, dificilmente se controla, dificilmente se domina. Nesta Casa, prática há demais, porque inúmeros são os casos de desobsessão passados durante os longos anos que vimos exercendo as nossas Sessões de Limpeza Psíquica.

Há obsedados que se normalizam facilmente, que no fim de algumas sessões, já demonstram lucidez, compreensão e vontade de reagir. Mas há outros cujos espíritos são tão rebeldes, tão viciados, tão acostumados às cenas espalhafatosas, que habitualmente fazem, que dificilmente se normalizam, por lhes faltar quem os submeta à disciplina do capítulo XVIII do livro Racionalismo Cristão.

É preciso, para curar esses obsedados, que haja na família quem tenha bastante energia para chamá-los à realidade. Concordar com um obsedado é alimentar a sua obsessão. Para lidar com um obsedado haja energia e nada de pena, pois de nada adianta, pelo contrário, prejudica o obsedado e a criatura que toma conta dele. O enfermeiro tem que ser enérgico, ter energia cristã, disciplina, conforme explica e ensina a nossa obra Racionalismo Cristão.

Saibam, portanto, fazer voltar à normalidade os enfermos da alma, como ensina o Racionalismo Cristão.

Há criaturas que pensam que, para normalizar uma criatura obsedada, é preciso condescender com ela, dizer com ela, fazer-lhe todas as vontades, não irritá-la. Nós não queremos que se irrite o obsedado, mas queremos que se o desperte por palavras e por ações enérgicas. Concordar com um obsedado, alimentar o seu vício é erro e grande erro, porque, assim, nunca se chega a normalizá-lo.

Aprendam a tratar de obsedados todos aqueles que vêm às nossas Casas e que queiram ouvir os nossos conselhos. Operada a Limpeza Psíquica, não continuem os obsedados a representar papéis tristes, aqueles que representavam nas macumbas, nos meios em que vivem. O Redentor e seus Filiados não são macumba, não há neles o baixo espiritismo. Nesta Casa se exige respeito, nela há disciplina baseada em princípios que elevam e dignificam as criaturas, não se satisfaz a curiosidade de quem quer que seja, não se representam papéis tristes, ridículos, nojentos e vergonhosos.

Aprendam as criaturas que vêm às nossas Casas a caminhar de modo a dominarem o seu "eu", porque é ele que continua impondo, após a Limpeza Psíquica, a representação de papéis tristes.

Não se ligue importância alguma àquilo que os obsedados façam ou digam após a Limpeza Psíquica, porque é o vício que está imperando, e vícios só se corrigem em casa com castigos morais e físicos, com muita energia e rigorosa disciplina.

Aprendam todos a curar os obsedados de modo a trazê-los a esta Casa com disposição para normalizá-los e reeducá-los, porque as portas de nossas Casas se abrem a todos os que sofrem e estamos dispostos a aliviar todos os infelizes que aqui chegam, mas não concordaremos nunca com o vício, não concordaremos nunca com as criaturas que estão acostumadas a fazer papéis tristes dentro do espiritismo.

Saibam ser enérgicos, mas sempre educados, como nos ensina o Racionalismo Cristão. 

 

De "Cura de obsedados" para a página desta seção

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved