Textos sobre o Congresso
do Racionalismo Cristão
Tharsila Prates (jornalista) - Novembro de 2010
 

1º Congresso Mundial do Racionalismo
Cristão começa na próxima segunda-feira.


Está chegando a hora do I Congresso Mundial do Racionalismo Cristão, que começa nesta segunda-feira, 22 de novembro, na Casa-Chefe, no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro. Quem se inscreveu já deve ter recebido pelos Correios os convites individuais para o seminário "O Racionalismo Cristão no Século XXI" e para o jantar de encerramento, que será realizado no Clube Ginástico Português, no centro da cidade. Os participantes que ainda tiverem dúvidas podem mandar e-mail ou telefonar para a Casa-Chefe: centenario@racionalismocristao.org

(21) 2117-2100.

Os convites para a Sessão Solene e Jantar estão esgotados.

Será uma semana muito especial, com passeios e a muitas discussões sobre temas espiritualistas. As manhãs estarão livres para passeios turísticos e, na segunda, 22, das 15h30 às 17h30, as cerca de 2 mil pessoas esperadas para o evento poderão participar de um diálogo doutrinário, aberto ao público, com o tema Força e Matéria. À noite, haverá a abertura da reunião pública às 18h30. Na terça, 23, a partir das 15h30, o diálogo será sobre o tema Atributos do espírito e à noite, às 18h30, haverá uma reunião de desdobramento exclusiva para militantes, que terão acesso ao salão com apresentação da carta credencial.

Na quarta, 24, a programação conta com um diálogo doutrinário sobre o tema Encarnação do espírito e, às 18h30, haverá a abertura da reunião pública. Na quinta, 25, à tarde (das 15h30 às 17h30), a Casa-Chefe fará o encontro mundial de médiuns, com a participação exclusiva de médiuns e presidentes de casas racionalistas cristãs. Os médiuns inscritos no Congresso estão convocados para o encontro e terão acesso ao salão da Casa-Chefe por meio da apresentação da carta credencial. Às 18h30, ocorrerá nova reunião de desdobramento e reunião de doutrinação exclusivas para militantes da Doutrina, devidamente credenciados pela referida carta.

Na sexta, 26, é a vez do encontro mundial de representantes regionais, presidentes, secretários, tesoureiros, bibliotecários e supervisores de casas racionalistas cristãs, aberto somente aos militantes que desempenham essas funções e que apresentarão a carta credencial. À noite, às 18h30, a Casa-Chefe promove as reuniões pública e cívico-espiritualista em comemoração aos 100 anos da Doutrina aberta ao público em geral.

Encerrando o evento, o sábado, 27, está repleto de atividades: às 14h terá a abertura do seminário "O Racionalismo Cristão no Século XXI"; das 14h10 às 14h50 terá a apresentação dos novos livros (23ª edição de A vida fora da matéria; volume 2 da Coleção Clássicos do Racionalismo Cristão - textos de Luiz de Mattos e a 2ª edição da biografia Luiz de Mattos: sua vida, sua obra, de Galdino de Andrade; das 14h50 às 15h30, os participantes assistirão à palestra Percepção e Verdade - Uma visão espiritualista.

Após o intervalo, previsto para ocorrer até as 16h, haverá as palestras "Distúrbios Mentais e o papel do Racionalismo Cristão" e "O Racionalismo Cristão nos próximos cinco anos", comabertura para perguntas e respostas até as 18h. Às 20h, o encerramento ficará por conta do jantar.


Congresso do Racionalismo Cristão começa
com encontro sobre Força e Matéria

Foi aberto na tarde desta segunda-feira, 22, com uma homenagem feita ao presidente perpétuo, Dr. Humberto Machado Rodrigues, pelo presidente em exercício, Gilberto Silva. Referindo-se ao Dr. Humberto, Gilberto disse: “Devemos a ele esse momento, pois foi o Dr. Humberto quem pavimentou o caminho para que pudéssemos ter esse congresso. Este homem dinamizou o Racionalismo Cristão”.

O I Congresso Mundial do Racionalismo Cristão iniciou-se com a palestra sobre Força e Matéria, ministrada pelo professor Lazaro Moreira Cezar, integrante do Conselho Superior e coordenador da Diretoria de Ação Doutrinária do Racionalismo Cristão. À semelhança do grupo de estudos da Casa-Chefe, o encontro foi baseado em leituras do livro essencial da Doutrina, Racionalismo Cristão, e em perguntas da plateia que compareceu ao evento, interessada nos assuntos espiritualistas.

Lazaro explicou um pouco sobre a origem e os porquês dos termos utlizados pela Doutrina racionalista cristã, como a expressão Força. “Essa denominação foi escolhida por Luiz de Mattos para evitar as mistificações”, disse o professor. Não se pode confundir, portanto, o sentido da palavra empregada pelo Racionalismo Cristão com o seu conceito físico, ou seja, a Força Criadora nada tem a ver com a força das leis da Física humana. Até para não haver confusão, também se diz na Doutrina que Força é o Princípio Inteligente que move a matéria.

O professor diferenciou ainda os termos plano e esfera de outros como campo e dimensão. Para ele, plano e esfera são modelos estáticos, retirados da geometria, enquanto que a expressão campo, também utilizada pela Doutrina, é mais abrangente e dinâmica. E qual a influência disso dentro dos princípios racionalistas cristãos? Lazaro respondeu: “Nossas vibrações mentais ficam dentro de campos, que mudam de acordo com as diferentes vibrações. Não os vemos, mas eles existem, sendo a matéria um campo de manifestação da Força”. Os participantes puderam entender que os campos aos quais tudo no Universo está submetido são afetados por nossas emoções e também por nossos pensamentos. Por isso, a Doutrina não se cansa de repetir que é preciso que as pessoas estejam sempre atentas aos seus pensamentos e vibrações. Como vimos neste primeiro diálogo doutrinário, são eles que nos colocam sob um determinado campo. Quanto mais denso ele for, mais acentuadas são as limitações da consciência, e as percepções diminuem.

Com esse entendimento, justifica-se mais uma lição do Racionalismo Cristão que é a de tolerar o nosso semelhante e os seus erros. “Todos estamos no mesmo processo evolutivo”, alertou Lazaro.

O diálogo serviu também para que os participantes entendessem a importância de se estudar a Doutrina.

Até sábado, 27, a programação do congresso inclui mais dois diálogos doutrinários sobre Atributos do Espírito (com Sérgio Camacho) e Encarnação do Espírito (com Lazaro Moreira Cezar) e ainda o seminário “O Racionalismo Cristão no Século XXI”. O seminário será transmitido pela webTV A Razão e pela webRádio A Razão. Confira todas as informações no site http://racionalismocristao.org.
 

Os atributos do espírito

O segundo dia do I Congresso Mundial do Racionalismo Cristão foi uma aula sobre os atributos do espírito ministrada por Sérgio Camacho, militante da Casa-Chefe e membro da Diretoria de Ação Doutrinária do Racionalismo Cristão.

Inteligência, raciocínio, vontade, consciência de si mesmo, domínio próprio, equilíbrio mental, lógica, percepção, sensibilidade, capacidade de concepção e caráter – atributos destacados pelo livro essencial da Doutrina, Racionalismo Cristão – foram os assuntos abordados durante o diálogo doutrinário, que ocorreu nesta terça-feira, 23.

A ideia principal do palestrante foi transmitir à plateia a importância de agir da melhor maneira possível em todas as circunstâncias da vida. Para isso, o espírito dispõe de diversas ferramentas. Os atributos, que se complementam, são algumas delas. A inteligência é o atributo mestre do espírito e é através dela que ele pode compreender as coisas de forma mais ampla e complexa. Sérgio Camacho destacou o seguinte trecho da obra essencial da Doutrina: “Grande aliada da perfeição, a inteligência faz com que a pessoa reconheça as suas falhas e procure evitá-las”. Ele lembrou ainda que o raciocínio é uma luz projetada sobre os problemas da existência e ajuda o espírito a se afastar de fanatismos e mistificações de qualquer natureza.

O palestrante definiu a força de vontade como uma chama interior que torna fáceis as coisas mais difíceis. Sérgio fez questão de diferenciar a vontade, que é a força para o espírito se superar, do simples desejo, que é apenas um capricho. De posse de outro atributo – a consciência de si mesmo –, o espírito mantém-se dentro dos seus limites, respeitando também os limites dos outros. Com o domínio próprio, o ser humano se controla para não se deixar influenciar por irradiações adversas.

“O equilíbrio mental provém do temperamento bem ajustado, que é exatamente o limite em que necessitamos estar para tomar a decisão mais acertada”, afirmou Sérgio. Ainda sobre isso, ele disse que a felicidade não é apenas ostentar um sorriso no rosto. “Felicidade é estar apto a decidir a qualquer momento. Por isso, o equilíbrio mental faz-se necessário”, falou o palestrante.

Por fim, ele discorreu sobre a lógica, a percepção, a sensibilidade, a capacidade de concepção e o caráter. A lógica é o fino raciocínio que nos faz entender as respostas de maneira mais rápida. A percepção permite ao espírito enxergar aquilo que irá lhe prejudicar ou favorecer. A sensibilidade é utilizada para sentir as correntes vibratórias do meio ambiente. Já a capacidade de concepção é o gênio inventivo que faz o espírito criar sempre. Criar no sentido da força realizadora que move todas as transformações. Quem tem caráter dá sempre os melhores exemplos de retidão. “Sem dar valor a esses atributos, o espírito não consegue usá-los ao máximo e, assim, não age como deveria agir”, afirmou Sérgio.

Nesta quarta-feira, 24, o diálogo doutrinário será sobre Encarnação do espírito, com o professor Lazaro Moreira Cezar. Na sexta, 26, tem a reunião cívico-espiritualista em comemoração aos 100 anos do Racionalismo Cristão e, a partir das 14h do sábado, 27, é a vez do seminário “O Racionalismo Cristão no Século XXI”. A Casa-Chefe fica na rua Jorge Rudge, 119, Vila Isabel. Participe!


Encarnação do espírito

Encarnação do espírito foi o tema do terceiro e último diálogo doutrinário realizado nesta quarta-feira, 24, durante o I Congresso Mundial do Racionalismo Cristão na Casa-Chefe, Rio de Janeiro. O professor Lazaro Moreira Cezar, integrante do Conselho Superior e coordenador da Diretoria de Ação Doutrinária do Racionalismo Cristão, afirmou que os espíritos encarnam para fazer a sua evolução no planeta Terra, que é um mundo-escola.

Assim como a criança é matriculada numa turma de alunos com diversos graus de entendimento e de educação, o espírito também vem ao mundo para interagir com outros espíritos diferentes dele. Lazaro explicou que, muitas vezes, as pessoas não percebem que são mais do que um corpo físico e que, para estar neste mundo, o espírito faz diversas escolhas. “Não queremos dizer com isso que essas escolhas sejam arbitrárias. Elas estão dentro de um quadro de possibilidades, engendrado, de certo modo, pelo próprio espírito, dependendo da forma como ele agiu quando encarnado”, disse o professor.

Em seu mundo de estágio ou mundo de manifestação sem forma, o espírito é uma vibração, sem forma corpórea. Ao reencarnar, para saldar os seus débitos espirituais, a partícula da Inteligência Universal (ou espírito) envolve-se em campos interligados ao planeta, recolhendo de cada um deles a matéria necessária à expressão e expansão de suas faculdades. É assim que ele se torna apto a viver neste mundo, para pôr em prática os seus propósitos. Esse processo ocorre quantas vezes forem necessárias para o espírito alcançar a sua evolução.

Um tópico que sempre causa curiosidade nas pessoas é a questão da fecundação e da posse do espírito junto ao seu corpo físico durante a gravidez. Isso também foi tratado durante o diálogo doutrinário e está explicado na obra essencial da Doutrina, Racionalismo Cristão. O espírito se liga ao seu corpo físico, gradativamente, a partir do 3º mês de gestação e toma posse dele no nascimento, consolidando essa ligação por volta do 7º ano de vida.

O encontro se encerrou com o esclarecimento de dúvidas dos participantes sobre diversos assuntos, como a escolha dos pais, a composição do corpo fluídico e o aborto. “O Racionalismo Cristão está aí para esclarecer a humanidade e fazer com que as pessoas enxerguem as coisas com mais amplitude”, concluiu Lazaro.

O dia foi de grande satisfação também por ocasião do pré-lançamento da 23ª edição do livro "A vida fora da matéria" e do volume 2 da coleção "Clássicos do Racionalismo Cristão", com textos de Luiz de Mattos, ambos já disponíveis na Casa-Chefe. O lançamento oficial será nesta sábado, 27.

Na quinta, 25, haverá o encontro mundial de médiuns, restrito a eles e aos presidentes efetivos das casas racionalistas cristãs, e na sexta, 26, é a vez da reunião administrativa, com a presença de representantes regionais, presidentes e integrantes de diretórios locais. As comemorações dos 100 anos do Racionalismo Cristão serão concluídas no sábado, 27, com o seminário “O Racionalismo Cristão no século XXI” e o jantar comemorativo. Acompanhe tudo no site www.racionalismocristao.org

 

Casa-Chefe: Rua Jorge Rudge, 119 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
CEP 20550-220 – Fone: (21) 2117-2100 – e-mail: casachefe@racionalismocristao.org
Sites: racionalismocristao.orgwww.radioarazao.com.brwww.tvarazao.com.br -www.arazao.net


 

Do Congresso para a página Como Foi

De Congresso do Racionalismo Cristão para a Página Principal

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved